top of page
kalunga-dn9-d4-02733-fabio-tito-g1.webp
Photo from Carolina Fernandes Lemos Bonin(29).jpg

Associação de Moradores do Quilombo Kalunga de Monte Alegre

Monte Alegre, GO

Telefone:

+55 62 9 9813 3692

Email:

Tipo de Projeto:

COMÉRCIO

Conheça os canais da Associação Kalunga Monte Alegre

  • Instagram

Sobre nós

Localizado na Chapada dos Veadeiros, nordeste do Estado de Goiás, o território Kalunga se estende por três municípios Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás, e foi reconhecido como Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga. Composto por cinco grupos principais (Engenho II, Kalunga de Cavalcante, Kalunga de Monte Alegre, Sítio Histórico e Cultural Kalunga, Kalunga de Teresina de Goiás), o povo Kalunga vive em quatro áreas conhecidas como Vão das Almas, Contenda, Vão do Muleque e Rio dos Bois, sendo elas ainda divididas entre outras localidades nas quais se formaram as comunidades quilombolas remanescentes do século XVIII. O povo Kalunga tem uma população de aproximadamente 6000 pessoas, em sua maioria negra. A maioria pratica agricultura de subsistência e obtém renda com a venda nas cidades da farinha de mandioca e, eventualmente, de bezerros e gado criado nas suas áreas. O atual reconhecimento da identidade cultural e dos direitos correlatos é resultado de um longo processo histórico e se deve a muitas lutas e conflitos enfrentados pelo povo Kalunga. Um exemplo crasso da dinâmica injusta a que são submetidas as populações tradicionais e da resistência dessas pessoas é que nem todas as comunidades do território Kalunga obtiveram a regularização fundiária de suas terras, mesmo constituindo-se a maior e mais antiga comunidade quilombola do país. Em Monte Alegre especialmente reside o conhecimento ancestral das plantas e ervas medicinais do cerrado e do seu beneficiamento em forma de chás, garrafadas e outros produtos de farmácia natural, um grande tesouro que a comunidade guarda através de suas mulheres anciãs.

Objetivos

Somos parte do Quilombo mais antigo do Brasil, reconhecidos pela ONU como "primeiro território no Brasil conservado pela comunidade". Nosso território vem sendo conservado e protegido através dos nossos costumes à mais de 300 anos. Com o NOSSO queremos aproximar o Quilombo de forma saudável do mundo externo, desenvolvendo negócios de impacto com causa e geração de renda no Quilombo, incluindo principalmente jovens e mulheres, melhorando nossa qualidade de vida e possibilitando que nossos saberes ancestrais contribuam para a sociedade como um todo e se transformem em renda para a nossa Associação de Moradores através da marca KALUNGA.

1a Fase

2a Fase

3a Fase

Cartografia Social e plano de negócios;

Implementação de uma unidade demonstrativa agroecológica; Capacitações no âmbito agroflorestal;

Construção de um espaço de produção;

Aquisição de equipamentos para beneficiamento de matérias primas locais

Capacitações em beneficiamento aprimorado de cosméticos, óleos e fitoterápicos diversos;

Instalação permanente da exposição etnográfica das narrativas locais que retratam a ancestralidade e as origens de nossas formas de produzir

Capacitações em mídias digitais, venda, comunicação, logística, programação e produção audiovisual;

Criação da marca KALUNGA;

Inclusão digital através de site e lojas virtuais;

Acesso à mercados externos;

Fortalecimento de redes de consumo

bottom of page